segunda-feira, 16 de março de 2009

574


2009, será um ano de eleições e de muitas cruzinhas nos boletins. Será por esse motivo um ano quente na política nacional e local. Será a vez do povo português decidir quem governará o país nos próximos quatro anos, quais serão os nossos representantes na parlamento europeu e quem ficará a administrar localmente as nossas autarquias. Adivinha-se muitas entrevistas nas televisões, reportagens, beijinhos às centenas, toneladas de papel de propaganda, outdoors, sacos de plástico etc.

Com data de 31 de Dezembro de 2008, estão inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral 574 eleitores verridenses. No concelho de Montemor-o-Velho, apenas a freguesia de Vila Nova da Barca e Gatões, com 319 e 550 eleitores, respectivamente, têm menos votantes.

Somos uma vila com pouco mais de 500 eleitores. Que peso político temos a nível concelhio? Vendo o numero de eleitores das outras freguesias a resposta será obvia. Era bom que as diferentes listas partidárias de verridenses que se candidatarem à administração da nossa junta de freguesia, colocassem em lugar de destaque esta realidade social, sob pena de nas próximas eleições já não ser necessário o sufrágio.

domingo, 1 de março de 2009

Fevereiro dos parabens a você


Fevereiro, passou rápido, mesmo muito rápido mas foi mais soalheiro, depois de tantos dias a chover, o sol apareceu durante uns bons dias. Este segundo mês do ano é especial, para alguns verridenses. É por excelência, o mês dos aniversários. Não tenho os registos de nascimento do verridenses, mas apostava que este é o mês com mais festas de aniversários, cá na terra. Fevereiro foi o mês do Carnaval e aqui a tradição também já não é o que era. Além da matiné na banda, não houve aquela algazarra nocturna e os barulhos dos "badalos". Até os mascarados afugentaram-se.


Das associações há a assinalar a assembleia geral do Centro Cultural.


Mas Março já corre e em tempo de Quaresma realça-se o fervor religioso e a tradição cerimonial que ainda vai prevalecendo entre os mais velhos até à Páscoa.