quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Noite de sonhos


Hoje é noite de Natal. Uma noite especial, principalmente para as crianças. Neste mundo de grandes disparidades económicas entre os homens, será uma noite de alegria para todos aqueles que tenham a possibilidade de rasgar com ansiedade, o papel que esconde a apetecível prenda ou de tristeza para muitos daqueles que não o podem fazer.

No Natal festeja-se o nascimento de Cristo salvador. Será?? Não!! No Natal festeja-se a vinda do Pai Natal. Como é possível que a verdadeira causa da festividade natalicia seja tão esquecida? Afinal o Natal existe porque nasceu Jesus. Cada vez mais a ligação da festa do Natal a Jesus, vai ficando mais tenue. Reparei que as televisões, esses grandes influenciadores comportamentais da sociedade, esqueceram completamente a essência do Natal. A crise e a necessidade de fomentar o consumismo falam mais alto. Jesus nasceu num estábulo, o pai Natal anda carregado de prendas e "vive" num dos paises mais prosperos do planeta sendo um símbolo do consumismo.

Há que fazer uma reflexão urgente, sobre o verdadeiro espirito natalício. Mas os argumentos utilizados na defesa de tão nobre sentimento, perdem força, sobretudo quando ao assistir à missa do Galo, na RTP2, verifico que o Papa celebra a eucaristia natalícia num ambiente de ostentação. Feliz Natal.

Sem comentários: